O jogo mistura primeira e terceira pessoas na jogabilidade. O jogador se mantém em primeira pessoa enquanto percorre as fases, possuindo mira livre, mas pode se esconder atrás de muros, paredes e caixas para se proteger, e aí a câmera muda para a terceira pessoa. Bond pode saltar, agachar-se e, caso esteja próximo o suficiente de um inimigo, pode usar o método do Takedown, que permite ao jogador desarmá-lo e derrubá-lo sem matá-lo e sem fazer barulho. A forma de se representar a quantidade de energia de 007 também mudou: a barra de energia é uma pequena silhueta de Daniel Craig no canto inferior esquerdo da tela que, conforme Bond é ferido, vai se esvaziando da cabeça aos pés. Não há coletes à prova de balas como nos jogos anteriores, mas a barra é automaticamente preenchida conforme o jogador deixa de levar tiros. Quanto maior o nível de dificuldade, mais tempo a barra leva para se recarregar e menos tiros são necessários para esvaziá-la.
Q está ausente no jogo e Bond dispõe de poucas bugigangas se comparado aos jogos e filmes anteriores. Há apenas um computador que salva imagens, arquivos de áudio e pode se ligar ao circuito interno de televisão, permitindo ao jogador ver o que as câmeras locais vêem